CONTATO

Tel: 21 3587 1075  |  Cel: 21 9 9439 3009
Email: lais.franca16@gmail.com

Grupos Regulares:

Segundas e Quintas​​ às 19h30

Rua Gavião Peixoto, 182, sala 517 - Center IV - Icaraí - Niterói

Biodanza com Lais Franca - Direitos Reservados ©  |  Fotos: Valu Ribeiro

O que é a Biodanza

É uma ampliação de toda a inteligência perceptiva, intuitiva e afetiva, expandindo os limites auto impostos através da educação, deixando desabrochar o Ser Divino e Criativo que há em todos nós.

Biodanza, escrito com Z é a marca registrada, uma vez que sua criação e escrita é em espanhol.  

É um sistema criado há mais ou menos 60 anos pelo antropólogo chileno Rolando Toro (1924-2010), que visa o Desenvolvimento Humano, tendo como base o resgate de potencial de saúde, e genético de cada um.

 

Rolando Toro integrou em sua teoria a Gestalt, a Terapia centrada na Pessoa, o Psicodrama e a Arteterapia, bem como a Biologia, a Física Quântica, as Neurociências e a Psicologia Junguiana, entre outras disciplinas. Por sua criação, foi indicado em 2001 ao Prêmio Nobel da Paz.

 

Utilizando-se de vivências facilitadas por propostas de exercícios, pela música, pelo movimento e pelo grupo, ela busca uma integração em três níveis: consigo, com o outro e com o Universo.  Com isso, vamos criando uma consistência saudável e integrada entre o pensar, o sentir e o agir, hoje tão dissociado em nossa cultura.

 

Como sistema de desenvolvimento humano, a Biodanza é atualmente utilizada em muitos países em instituições de saúde, ações sociais, educação e em empresas. Há mais de 200 escolas de formação pelo mundo, em países como: Chile, Argentina, Equador, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Portugal, Espanha, Alemanha, França, Itália, Rússia, Áustria, Bélgica, Irlanda, República Dominicana, Estado Unidos, Canadá, África do Sul, Japão e Austrália, entre outros. Na República Dominicana, a Biodanza já vem sendo aplicada como prática de educação e saúde pelo governo do estado.

 

No Brasil, foi reconhecida pelo SUS como prática integrativa e complementar de saúde.

 

Nenhuma definição da Biodanza é suficiente para dizer o que ela é, pois na realidade, ela é uma metodologia que propõe uma reaprendizagem do modo como vivemos, como nos relacionamos, como sentimos nossas emoções e enfim, como marcamos nossa existência na vida.  É uma ampliação de toda a inteligência perceptiva, intuitiva e afetiva, expandindo os limites autoimpostos através da educação, deixando desabrochar o Ser Divino e Criativo que há em todos nós.

O efeito da Biodanza é terapêutico, embora não seja uma terapia, e seus efeitos podem ser sentidos logo nas primeiras sessões.